terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 1 de agosto de 2010
REFLEXOLOGIA NO SHOPPING JABAQUARA
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Um tatame Marcial, pensando no social...
Sifu josenir, tem o maior tatame da América Latina que é palco não só de treinos, como também de luta por uma vida melhor em prol da juventude!
sábado, 17 de julho de 2010
ZEN IGUAL...
Uma pausa para o bem-estar
O Projeto Zen oferece a possibilidade de, por um dia, parar tudo para concentrarmo-nos em nós mesmos
Por Mariana Franco
Você já tentou parar seus pensamentos por alguns segundos? Poucos conseguem parar dessa maneira – um pensamento liga-se instantaneamente em outro, uma preocupação leva a outra e não se encontra o ponto onde passar-lhes a tesoura. E, se não temos uma atividade, um tempo reservado em nosso dia a dia para que os pensamentos parem e as preocupações cessem, acabamos constantemente sob pressão.
Passar a tesoura nas preocupações, nem que seja por um dia. É isso que faz desde 2008 o Projeto Zen, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP, evento anual no qual, por um dia inteiro, profissionais voluntários oferecem à população diferentes terapias, orientais ou não, voltadas para o bem-estar, relaxamento e autoestima.
“Essas terapias são pouco divulgadas. O objetivo do projeto é fazer com que as pessoas que normalmente não teriam contato com elas possam conhecê-las e percebam que podem se beneficiar delas também”, explica Osvaldo Hakio Takeda, coordenador do projeto.
Na sua segunda edição, em novembro de 2009, o projeto ofereceu aos participantes terapias complementares como shiatsu, integração craniossacral, meditação dinâmica, avaliação do estresse por biofeedback, além de oficinas de beleza e dança de salão.
A quase totalidade das pessoas atendidas pelo Projeto Zen pede para que essas atividades aconteçam com mais frequência, mensal ou semanalmente. Segundo o coordenador, a intenção a longo prazo é estruturar grupos fixos das terapias no IPq para atender a população. Não se conseguindo um atendimento público, o melhor caminho para realizar uma dessas atividades é procurar um atendimento particular por indicação de conhecido ou pessoa de confiança que já tenha passado pelo profissional.
Terapia por terapia
O shiatsu, pressão realizada pelos dedos em japonês, é uma massagem oriental que se baseia na utilização dos dedos e palmas da mão para pressionar pontos dos meridianos – canais pelos quais passa energia – que se espalham pelo corpo todo. É uma massagem relaxante, revigorante e tonificante. A ideia é desbloquear os pontos de energia localizados nos meridianos, fazendo com que ela circule normalmente.
A integração craniossacral é uma terapia manual, que se utiliza de toques sutis visando ao reequilíbrio do organismo baseado no movimento do líquor – líquido claro filtrado do sangue que tem por função a nutrição e proteção mecânica e química do sistema nervoso. Através de posicionamento e manipulações do crânio, da medula e do sacro, regulariza-se o pulsar do líquor, e a partir disso regulariza-se a nutrição dos órgãos e o equilíbrio do corpo.
Já a meditação ativa ou dinâmica utiliza-se de sons, música e movimento para atingir o estado de calma e quietude – aquele momento em que nossos pensamentos param, não se ligam mais a outros e outros. A ideia da meditação é exatamente conseguirmos uma pausa entre os pensamentos e ficarmos por alguns momentos sem pensar, concentrados apenas em nós mesmos.
sábado, 3 de julho de 2010
ZEN IPQ

- Avaliação por Biofeedback
- Reflexologia
- Reiki
- Shiatsu
- TRICS (Técnica de Relaxamento Integrativo Craniossacral).
- Bioenergética
- Dança Circular
- Meditação Dinâmica
- Tai Chi Chuan
APOIO:

